quinta-feira, 14 de abril de 2011

14 de abril à noite - Tourada - Impagável!!!

Gente, eu cheguei no Campo Pequeno (fui de metrô) de tinha uma manifestação contra as touradas. O pessoal gritava: "tourada é tortura, não é arte, nem cultura!" e outras palavras de ordem.
Fiquei pensando... eles têm razão! q q eu tô fazendo aqui! Eu, que sou tão politicamente correta... tão antiviolência... tão certinha... tão tudo...
Já entrei com aquele medão... achei que eu ia vomitar, estas coisas... Primeiro, o banco que a gente senta lá é tão distante do outro quanto aquele que fica atrás da cadeira do motorista, no carro. O Humberto não ia caber. A mulher que tava sentada atrás passou a tourada inteira me dando joelhada nas costas... também... eu tinha de sentar logo na frente de uma cegonha!
Aí começou... cheio de rituais... com orquestra ao vivo... toques de corneta... entraram cinco classes de pessoas na arena: os toureiros, com aquelas roupas todas ajaezadas; dois grupos relativamente grandes, vestidos do mesmo modelito, só que com cores e padrões diferentes; um grupo de gente normalmente vestido, mas só que todo mundo igual, que eu presumi, de cara, que devia ser o pessoal de manutenção etc. et all. Tinha também dois vestidos com as cores de Portugal e aquelas touquinhas, só que eram mais ou menos bicudas em cima e tinham um pau comprido na mão (mas fino, não precisam entusiasmar). O último grupo era constituído de três cavaleiros: dois estavam com a roupa combinando com a roupinha do cavalo. Aliás, os cavalos mais lindos e ajaezados que eu já vi. O outro estava vestido com simplicidade e tinha uma pele azeitonada. Os cavalos tinham as crinas e os rabos enfeitados, uma beleza!
Daí saiu todo mundo e o cara da corneta tocou um baratinho e entrou o primeiro. Eu achei que ia entrar um daqueles toureiros que ficam com a capa na mão, mas não era. Era um dos três cavaleiros e os toureiros de capa só ficavam fazendo escada pros cavaleiros.
Eles toureiam a cavalo. O cavalo faz cada estrepulia! Sapateia, dança... é de não acreditar. E os toureiros (em cima do cavalo) vão enfiando uns troços com a ponta tipo umas flechas todas coloridas e brilhantes no dorso do touro. Tanto o toureiro quanto o cavalo ficam sacaneando o touro, pra ele ficar bravo e sair correndo atrás deles. Tipo: "o touro não me pe-ga! Nã-nã-nã-nã-nã-nãããããããããnnnnn!". E o touro murcha em cima dos dois. E o cavalo finta o touro. Ah, gente, só vendo! E o toureiro sai e volta da arena e vai enfiando troços no dorso do touro, de cores variadas.
Bom... quando o toureiro acaba a apresentação, sabe aqueles dois grupos vestidos iguais, só que com cores diferentes que eu falei? Então... eles entram na arena. E um miudinho dele vai pra frente e fica atiçando o touro (gritando "túi-túi...), até o bicho partir pra cima dele. Então ele pula de barriga em cima da cabeça do touro e todos os amigos dele fazem montinho com o touro. Acho que é para parar o bicho. É o que eu chamaria de pegar o touro a unha. Depois que isto acaba, aqueles dois com paus compridos e finos na mão, entram e entra um monte de bois (não tinha saco grande) com sininhos no pescoço e eles vão fazendo manobras até o touro sair da arena.
Daí entra o toureiro do cavalo e o pequenininho que deitou na cabeça do touro, todo mundo aplaude e algumas pessoas jogam flores, peças de roupa e chapéus na arena. O pessoal que está lá dentro pega e vai jogando de volta (menos as flores).
É sempre este ritual. Foram seis vezes.
...mas vamos falar dos toureiros.
O primeiro era um louraço que eu acho que ficaria mais bonito debaixo das minhas cobertas. Gentcheeeeeeee, e eu que não gosto de louros!!! Mas aquele, eu tomava um sonrisal depois. Achei ele legal toureando, meio hollywood, mas bem legal.
O do meio era aquele com cara de pobrezinho e pele azeitonada que eu falei. O homem era um catiço. Quando eu vi ele sem chapéu eu lembrei do Marco Antônio (ô paixão fodida!). Olha, este toureava com paixão, com sangue. Adorei ele!
O terceiro era um bonitinho com cara de bebê. Pra mim, era normal.
Resultado: eu gostei, gente! Total e absolutamente politicamente incorreta!!! Mas eu gostei!

Eu nem saí pra ir ao banheiro na hora do intervalo. Meu joelho tava doendo, mas eu não queria perder nada.
Daí, quando acabou eu peguei um táxi pra vir pra casa, pois já era quase uma hora da manhã. O motorista era até educado e me perguntou de qual toureiro eu tinha gostado mais, se dos portugueses ou do espanhol. Eu falei com ele que não os identificava e era a primeira vez que eu assistia a tourada. E disse que tinha gostado mais do de pele azeitonada (era o espanhol, tá?????). Daí ele me disse que o espanhol era o melhor toureiro do mundo. Cheguei à conclusão de que entendo, nem que seja instintivamente, de tourada.
Cheguei e vim correndo contar as novidades pro ces.
Vou postar as fotos mais legais. Eu até tenho filme, porque filmei algumas partes, mas filme é muito grande. Quem quiser, depois eu mando.


Uma parte da arena

Eu (e a cegonha atrás de mim)

Olha que detalhe lindo na parede

A tribuna (o cara atua como um diretor)

Aquela galerinha toda que eu falei, na abertura

O cara de bebê

O lourinho (num é por nada naum, mas pensei que ele ia viajar...)

Toureiro

E entra o touro

Manobras do lourinho (eu soube pelo taxista que ele chama Luiz Fernando)

Também

Toureiro, capa e touro

Aquela galerinha que pega o touro a unha

Olha, bem na hora da cabeçada

Os boizinhos com sinos e os carinhas de pau comprido e fino

O espanhol: el matador!

Perseguição

Olha como o touro fica pertinho

7 comentários:

  1. Mô, rolei de rir com a tua descrição da "toirada"... Vamos esclarecer alguns pontinhos... Em Portugal é probido matar o touro, diferente da Espanha... Lá, a morte do touro não é só diversão, a carne serve para alimentar o povo carente. Mas como é cruel matar o touro daquela forma, os carentes que morram de fome... Aquele povo baixinho que fica na frente são do grupo da PEGA... E o objetivo é esse mesmo, para o touro à unha... Interessante tb, vc mineira convicta, não saber que "onde a vaca vai, o boi vai atrás"... Pois é... não são "bois com sininho", são vacas... ah ah ah... Vou continuar rolando de rir!!!

    ResponderExcluir
  2. aaaahhhhhhhhhhhhhhh, coloca o filme no youtube!!! bjo

    ResponderExcluir
  3. Não era vaca: não tinha peitinho. Só se era vaca criança... e ainda por cima tinha o lugar das bolas, só não estava cheio... então os touros são gays

    ResponderExcluir
  4. Rui, vc viu o comentário na foto do museu que eu deixei pra vc??? claro que não viu, né?

    ResponderExcluir
  5. é.... não gosto de tourada não... não gosto dessas coisas que maltrata o animal..... to fora.

    ResponderExcluir
  6. ESTOU RINDO MUITO AQUI ...rsrs Mô descrevendo e Rui explicando ,tá demais .Sem brincadeira ,gostei e aprendi tb !
    Beijos

    Rê Jacob

    ResponderExcluir