quinta-feira, 14 de abril de 2011

14 de abril - Fundação Calouste Gulbenkian (Museu)

Ontem eu não postei nada porque não fiz nada. Fiquei aqui em casa, fazendo faxininha no corpo e na alma.
Hoje eu acordei relativamente cedo, se comparado com o horário em que tenho acordado nos outros dias. Consultei o santo google e resolvi que ia visitar a Fundação Calouste Gulbenkian. Fiquei surpresa com a pequena distância aqui de casa, um pouco para baixo do El Corte Inglés. Fui a pé e desta vez não errei nadinha.
As coleções do Gulbenkian são fantásticas, o museu maravilhosamente organizado e os jardins muiiiiito lindos, como vocês verão. Contudo, tenho duas restrições, a primeira, de ordem estratégica. Quem tem stress visual não deve visitar o museu de uma só vez. São muitas coleções, de períodos variados, com incontáveis peças cada uma delas. Confesso que no final do circuito eu já estava com o estômago embrulhando e com dor de cabeça. Talvez eu volte lá para ver as coleções que final mais ao final do percurso. A segunda restrição é no que concerne às relações humanas: estou na hora de dar um xilique e rodar a baiana à brasileira com o próximo que me fizer uma grosseria! Hoje quase perdi a boa com um guardinha do museu. Não pela observação que ele fez, em tudo pertinente, mas pela forma ríspida, como se estivesse dando uma bronca na filha dele. O puta-que-o-pariu veio na ponta da língua, mas decidi ser civilizada mais uma vez, pensando se não seria eu quem era do primeiro mundo.
Quanto à extensão do museu e variedade do acervo, é bem verdade que existe uma salinha de descanso (além de bancos esparsos espalhados pelas salas de exposição - sempre ocupados), que é muito gostosa. O local tem também, jardins fechados que são resguardados do interior do museu por uma cortina que parece uma telinha e que dá ao exterior o aspecto de um quadro impressionista, como vocês verão a seguir.


Sempre elas...

Entrada do museu

Rui, olha o nome, Num sei pq lembrei de vc

Amei esta jarra!!!

Gente, não é uma pintura impressionista: é o exterior filtrado pela tal cortina!

San, um pra vc e outro pro Wal

Caixinhas de piquenique japonesas

muito fofo, né? Parece com a Ellen

Esta é a área Barbie. Pena que aquele rosa lindo não foi captado pela cam.

Porta-chapéu. Amei!

Cães de Fo

Meu guarda-roupas (hihihi)

Meu buffet (huahuahuahua)

Vista que se tem no hall do museu

Fragmento dos jardins

5 comentários:

  1. Como sempre, tudo muito lindo, organizado..e vc um show , vc fica muito bacana de chápeu

    ResponderExcluir
  2. Mô, eu que num usava aquelas moedas não!!! eh eh eh

    ResponderExcluir
  3. ou então usava é muito, né? dependendo do saco que elas lamp...

    ResponderExcluir
  4. Gostei da "obra impressionista" ...as porcelanas são maravilhosas !

    Re Jacob

    ResponderExcluir