domingo, 13 de novembro de 2011

14 de novembro

Tem uns 3 dias mais ou menos que eu perdi a noção do tempo.
Hoje acordei e resolvi olhar que dia é e acabei me surpreendendo quando constatei que já é 14 de novembro.
Assim, só faltam 4 dias para o me embarque.
Está chovendo muito e o frio já está apertando e eu fico feliz, também por isto, de estar voltando para o Brasil dentro de tão pouco tempo.
Como eu sou uma pessoa mais ou menos organizada, minhas coisas estão praticamente todas arrumadas. A mala que eu  não vou abrir no navio já está pronta e também a bolsa de sapatos que eu não pretendo usar na minha viagem de volta.
A mala do navio está praticamente arrumada e não tenho roupa para lavar nem passar.
Estou ficando espertinha, agora... boba quase 54 anos... ai, ai, ai... e estou usando as roupas da mesma tonalidade para facilitar lavar tudo junto!
Neste final da minha estada aqui em Lisboa estou aprendendo a ser cinéfila.Já assisti uns 6 filmes, mais ou menos, nos últimos dias e tenho gostado da telona... pra dizer a verdade eu tenho preguiça de ir ao cinema, mas acho que isto é uma - e apenas uma - das coisas que aprendi aqui.
Aprendi, também, que não importa o quão você seja amado, porque o tempo e a distância são, para a média das pessoas, instrumentos muito eficientes para o esquecimento. Muitas vezes me senti "morta". Minha tendência é chegar à conclusão de que, de um modo geral, quando você perde a utilidade, perde também a visibilidade.
Mas existem coisas de que eu vou sentir muita falta.
Sei que às vezes vou desejar o silêncio que tenho aqui e também o "domínio absoluto" do meu território.
Aprendi a ser um pouco mais organizada e raras vezes vi minha casa lisboeta se transformar numa zona de bagunça.
Penso que nunca mais vou sentir a sensação de ver as figuras dos meus livros de História se agigantarem e tomarem dimensões 3D... foi a sensação mais fantástica que me aconteceu durante esta viagem. Dar "vida" à grande maioria daquelas fotos e desenhos que eu vi nos meus livros.
Sei, também, que de vez em quando vou querer parar no Alto do Parque, olhar para baixo e ver a estátua do Marquês de Pombal como que mergulhando no Tejo, num espetáculo tão lindo que eu só comparo com a minha alegria e fascínio ao ver o mar, todo dia, quando eu ia trabalhar em Vila Velha.
Vou sentir falta do metro, por incrível que pareça, e da facilidade de transitar, nele, por Lisboa. Todos os lugares deviam ter metro. O metro me incluiu aqui e fez com que eu me sentisse mais em casa.
Inesquecíveis e para sempre gravadas na minha cabeça as imagens do Miradouro de Santa Luzia, Castelo de São Jorge e Torre de Belém, dentre todas as coisas bonitas que vi aqui.
O Mosteiro dos Jerônimos, não sei porque, me remete ao tempo em que o Diego era criança e nós fazíamos castelos de areia na praia, enchendo a mão de água e areia e deixando que as duas, juntas, caíssem e fossem formando "estalagtites/estalagmites" daquele nosso palácio imaginário.
Gambas panadas de Cascais... meu Deus! Muito bom de verdade.
E também a viagem de comboio. Todas as viagens de comboio... as de curta e as de longa duração, exceto as que fiz na Itália.
A imagem indelével de Pompéia, tão majestosa e preservada e a imponência do Vesúvio.
Andar de bonde... coisa gostosa... autocarro (ônibus) não... não dei muita sorte com os ônibus. Ônibus para mim virou sinônimo de perder o rumo.
Sentar no Parque das Nações e ficar de bobeira olhando o Tejo ou, nas Docas, de cara pra cima admirando a Ponte 25 de Abril.
E muita, mas muita saudade mesmo, do Terreiro do Paço... meu canto e meu recanto aqui, abraçadinho com os Arcos e com a Augusta, onde eu adorei comer minha "sandes" de baguete com frango.
Daqui para o dia 18 de novembro vou acabar de arranjar minhas coisas e a casa, também, para deixar tudo arrumadinho, mas, para todos os efeitos, de certo modo, não estou mais aqui.
Meu coração já se elevou e começou seu vôo de volta, já que o corpo se recusa a voar de avião.
Mas eu sou aquariana... espírito inquieto... daqui a 10 anos terei 63 para 64 anos. Ficaria bem uma volta para um mesmo período, desta vez morando na Itália e visitando as coisas "de lá pra frente".
Vamos ver... planejar muito não, porque antes tenho um compromisso inadiável com Marta Machado e minha irmã Simone: vamos acabar de conhecer o Brasil, provavelmente em 2013, subindo pelo litoral e voltando pela Belém-Brasília.
Então... tô quase indo... o blog tá quase chegando no final... vai "morrer" novinho, com menos de um ano de existência, mas "ele" (o blog) pode dizer que enquanto viveu o fez intensamente.
Aliás, esta viagem foi da exaustão de coisas materiais. O netbook tá "pedindo água"... o notebook ficou com inveja e está indo pro mesmo caminho, minha máquina de fotografia já deu o que tinha de dar, meu celular naufragou na própria velhice e sentei em cima dos meus óculos.
Se for po$$ível, vou postando algumas coisas do navio, mas ainda volto aqui mais perto do dia da minha saída de Lisboa para falar um tiau e dizer que podem mandar faxinar minha casa e fazer umas comidinhas muito boas para mim que eu tô voltando.

7 comentários:

  1. BLOG NOVINHO??? Desculpa, vc está sem noção de tempo... Este blog contou a história de uma vida... e nos deliciou, sempre, e a cada instante... Este blog não morre... Até pq ficará sempre no "favoritos", lugar de onde vc nunca saiu... e não sairá... bjo!!! Obrigado, também, por me trazer velhas e deliciosas lembranças... vem com Deus!!!

    ResponderExcluir
  2. Vou sentir falta dele,foi meu companheiro durante esses meses também,eu tinha sempre a sensação que tinha vc por perto.Bendito blog que me apresentou a minha amiga de tanto tempo,que me fez gostar e admirá-la mais ainda,agora com conteúdo para ver quanta coisa bonita esta menina tem dentro d'alma ( para ser lusitana)rsrs ..Daqui dez anos terei setenta,não sei se a lerei,mas se estiver por aqui ainda,estarei te aplaudindo ! Odeio despedidas,até já blog ! Monica vai escrever post-viagem !
    Maria Regina

    ResponderExcluir
  3. Rê, vou escrever o próximo em Braille só pra vc ler, viu? hahahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Vou sentir falta!!!!
    Me acostumei e me conectar e ler suas "coisas",foi como fazer parte desta viagem...
    Beijos
    Telma

    ResponderExcluir
  5. Oiiieee!!! Peço desculpas pelo sumiço. Sempre te acompanhamos pelo blog. Fico feliz em saber que esta voltando. Lembrei de uma música do Milton Nascimento q se chama Encontros e Despedidas. Acredito q cai como uma luva...:
    "... Mande notícias
    Do mundo de lá
    Diz quem fica
    Me dê um abraço
    Venha me apertar
    Tô chegando...
    Coisa que gosto é poder partir
    Sem ter planos
    Melhor ainda é poder voltar
    Quando quero...
    Todos os dias é um vai-e-vem
    A vida se repete na estação
    Tem gente que chega prá ficar
    Tem gente que vai
    Prá nunca mais...
    Tem gente que vem e quer voltar
    Tem gente que vai, quer ficar
    Tem gente que veio só olhar
    Tem gente a sorrir e a chorar
    E assim chegar e partir...
    São só dois lados
    Da mesma viagem
    O trem que chega
    É o mesmo trem
    Da partida...
    A hora do encontro
    É também, despedida
    A plataforma dessa estação
    É a vida desse meu lugar
    É a vida desse meu lugar
    É a vida..."

    Reforço o convite para conhecer e rever Dourados e arredores. Acredite, apesar da distância e sumiço vc esteve sempre perto, pois a carrego em meu coração e pensamentos. Vc é especial... Tenha um abençoado retorno aos seus, ao Brasil... Te aguardamos. Até breve... Bjsss,
    Rose, Marco

    ResponderExcluir
  6. Oi querida Mônica
    Eu chorei lendo suas histórias e reflexões, puxa!! vc fez uma viagem para fora do país e para dentro de vc, foi uma baita experiência de vida e descobertas. Não tem dinheiro que pague tudo isso que vc viveu e que nos propiciou viver com vc através deste blog, ele não pode morrer, vc precisa continuar , pelo menos para nos contar a viagem de volta e a sua readaptação ao Brasil e a convivência familiar. Vc viveu coisas muito bonitas por ai, sofreu tb, vc vai ter tantas lembranças que vão te acompanhar sempre. Eu amei, Mô, me senti participante desta sua viagem. Que sua viagem de volta seja mágica, de muitas experiências e alegrias. Vc já resolveu onde vai desembarcar? E continuo dizendo, temq ue virar livro, nem que seja para cada um de nós termos em casa como livro de cabeceira...bjs

    ResponderExcluir
  7. Monica, conheci vc atraves dos seus relatos de vida, viagem e vivencia em terras estrangeiras..!Conheci Portugal atraves dos seus olhos e lindo coraçao..!
    Agradeço a Deus a existencia desse blog e a oportunidade de conhecer uma riqueza de alma e coraçao como vc!
    Tenha um excelente retorno..!
    Um beijo no coraçao! Ketlin

    ResponderExcluir